Itabuna fiscaliza descarte incorreto de entulhos e lixo
O Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) retirou 316 toneladas de entulho descartado irregularmente em terrenos baldios, ruas e praças de Itabuna, em agosto. A maior quantidade do material foi recolhida em terrenos baldios nos bairros São Antônio, São Loureço, São Caetano, Mangabinha, Jardim Primavera e Núcleo Habitacional da Ceplac.
De acordo com o diretor de Limpeza Pública Vicente José Silva Santos, uma das preocupações do setor é com o descarte irregular de material de reforma de imóveis (entulhos) e de construção de imóveis, que tem sido feito em locais indevidos, prejudicando os próprios moradores das redondezas. Vicente José explica que o material quase sempre é colocado nos terrenos baldios durante à noite, o que dificulta a fiscalização da Sedur.
A Sedur identificou pontos críticos com lixo e entulhos em terrenos próximos aos colégios Presidente Médici, no Califórnia, e Antônio Carlos Magalhães, no Mangabinha. Os demais pontos ficam próximos a terrenos baldios em trechos da rodovia BR-101, na área urbana, e nos bairros São Loureço, Santa Clara e Lomanto. Vicente José afirma que, além dos restos de construção, também tem sido descartados irregularmente pneus, geladeira, sofás, camas, televisores e plásticos e microcomputadores, impressoras, etc., que acabam servindo de criadouros do mosquito da dengue.
O diretor da Limpeza Pública da Sedur alerta que o moradores que for pego descartando material em áreas inadequadas pode ser punido com base em leis municipais, punição que pode ser do embargo da obra, no caso de reforma de imóveis ou construção à multa. “Estamos trabalhando para mostrar aos moradores que o descarte irregular pode causar prejuízos para eles mesmos, inclusive com a proliferação de doenças”, ressalta Vicente José.
O material retirado dos imóveis durante a reforma deve ser colocado em uma concha e dado a destinação correta. O trabalho de retirada de entulho foi intensificado no ano passado e, mensalmente, vem sido retirado mais de toneladas de material de terrenos baldios. As equipes da Sedur identificaram e retiraram material de 50 pontos.